Uma escola infantil que se tornou referência: a história do Colégio Florença
Construir uma educação completa. Esse foi o desafio que norteou a fundação do Colégio Florença, Escola Infantil em Florianópolis que desenvolve um trabalho inovador com a primeira infância.
Desde o princípio de nossas atividades, nosso grupo de profissionais tinha como principal norte a construção de uma escola infantil em Florianópolis que fosse capaz de proporcionar às crianças um modelo educacional amplo, diversificado e capaz de formar seres humanos plenos para a sociedade.
Mas, por onde começar?
Quando o assunto é educação, existem diversas etapas, porém, nada melhor do que “começar pelo começo”.
Para nós, não havia razões para iniciar nossa caminhada educacional pelo ensino superior, médio e fundamental.
Nossa filosofia de foco na formação plena do ser humano deveria começar pela gênese do indivíduo, ou seja, pela educação infantil.
Os primeiros passos
O Colégio Florença deu os primeiros passos educacionais junto com os primeiros passos de uma criança.
Começamos a trabalhar com bebês até a primeira infância, lá no já distante ano de 2004, quando ainda adotava outro nome: Escola Giordano Bruno.
A escolha pela homenagem ao filósofo e cientista italiano nascido durante o Renascimento e morto pela fogueira da Inquisição tinha bastante relação com nossa premissa educacional: defender ideais filosóficos, trazer conhecimento e ideias humanistas.
Foi assim que Giordano Bruno atuou e formou seu legado, e foi se espelhando na luta de quem valoriza o conhecimento acima da própria existência individual que iniciamos nossa empreitada com uma escola particular infantil na capital catarinense.
Algum tempo depois, pensamos em traduzir ainda mais nosso apreço pelos valores humanos, pela busca do conhecimento e pela educação e, com isso, alteramos o nome para não homenagear apenas um grande pensador Renascentista, mas sim o berço dessa corrente filosófica e artística.
De Escola Giordano Bruno a Colégio Florença
Com isso, o Centro de Educação Infantil Giordano Bruno se transformou no Colégio Acadêmico Florença, em homenagem à cidade italiana que foi um dos berços e principais pontos de articulação das ideias Renascentistas.
O começo, assim como acontece com qualquer empreendimento de vanguarda e que se insere num mercado competitivo, foi tímido.
Aos poucos, a escola foi otimizando seu espaço, alinhando as necessidades dos pais e alunos à rotina da escola e se transformando em um centro educacional progressista, marcado pela forte iniciativa e força de vontade dos envolvidos na construção do projeto.
Mesmo com a mudança para uma sede mais estruturada, os primeiros anos foram marcados pela resiliência, filosofia e vontade de mudar a educação infantil em Florianópolis, algo que colocamos como nosso foco acima de tudo, mesmo que tempos difíceis viessem pela frente.
Paideia: educação e humanização
Mesmo com todas as dificuldades, a equipe seguiu em frente e deu início à construção de um novo e inusitado projeto educacional: a Paideia, uma cidade em miniatura que auxilia na aplicação de nosso método e na diversão dos pequenos.
A palavra tem origem grega e significa “o processo de educação de forma verdadeira” em outras palavras, uma forma natural e genuinamente humana de educar, uma filosofia educacional que tem origem na gênese do cidadão e se estende por toda a sua vida escolar.
Foi necessário muito esforço e afinco para finalizar o projeto, porém, vê-lo pronto foi algo que trouxe ainda mais garra para toda a equipe do Colégio Florença.
A Paideia foi um marco entre os colégios particulares de Florianópolis. Logo, a escola começou a receber visitas de pais e interessados no método.
O conceito de Paideia norteou nossos trabalhos.
Não apenas com os professores em sala de aula, mas com toda a equipe, e isso ocorreu por uma simples razão: as crianças não fazem distinções de hierarquias corporativas, ou seja, todos os adultos ali presentes necessitavam de se portar como exemplo para elas.
Nosso ambiente foi construído com o foco no poder educacional. Os profissionais interagem nos mais diversos setores e auxiliam na construção de processos mais inteligentes e alinhados com a nossa metodologia e com as necessidades das crianças.
Todos somos educadores, mesmo que nossa atuação dentro da escola não seja dentro da sala de aula.
Colégio Florença, escola como referência em educação infantil.
O tempo foi passando, a escola ganhando corpo e nós, da coordenação pedagógica, passamos a ter mais contato com novas teorias pedagógicas e do desenvolvimento humano.
Fomos muito amparados nos conhecimentos de professores estrangeiros, que trouxeram conhecimentos vanguardistas para nós, colocando-nos para refletir a todo o momento sobre nossa forma de ação e modelo educacional.
O contato foi fundamental para revirar as perspectivas da equipe pedagógica e trazer novos conhecimentos.
Aos poucos, novos métodos foram sendo inseridos, tudo feito gradualmente com muita conversa com os professores e pais, apresentando o intuito de enriquecer a rotina das crianças com técnicas de educação bem consolidadas e eficazes.
Todas essas experiências foram necessárias para dar corpo à nossa metodologia, até o momento em que ela ganhou destaque dentre as escolas particulares e foi parar na NSC TV (antiga RBS TV), que trouxe sua equipe televisiva para conhecer de perto nosso trabalho.
Após a veiculação da reportagem, fomos convidados a realizar palestras e falar mais sobre todo o trabalho desenvolvido na escola infantil em Florianópolis. Dali em diante o número de alunos foi se ampliando e uma nova ala, a Ala Condado, foi criada.
A escola começou a ser referenciada, recebendo convites para ir à televisão e fazer mais palestras.
Os cursos realizados pela equipe pedagógica começaram a ser requisitados em condomínios vizinhos à escola. Foram criados então os workshops para os pais, algo feito de forma gratuita e com intuito de apresentar os diferenciais da metodologia aplicada no Colégio Florença.
Pouco tempo depois, a escola virou uma reportagem da principal revista de educação no Brasil, chamada Pátio. A matéria era extensa e detalhava grande parte do trabalho desenvolvido no Florença. Em seguida, foi a vez da revista Nova Escola estampar o colégio em sua capa.
Foco na primeira infância: conhecimento, amor e cuidado.
Nesses anos todos de atuação, nunca deixamos de correr atrás de nossos reais objetivos: apresentar às crianças os princípios que levam o ser humano a conhecer melhor as suas possibilidades, suas capacidades, o que pode ou não fazer nesta vida.
Sabemos que se não começarmos a trabalhar com o ser humano quando ele ainda encontra-se na fase inicial de sua formação, há certos princípios que dificilmente são inseridos na vida, por isso, o Colégio Florença sempre manteve seu foco na primeira infância.
Hoje o colégio Florença é referência no trabalho que faz, não na aparência e status, mas em termos de qualidade de educação com crianças pequenas. Nossa metodologia própria, consolidada com o lançamento do Livro Pedagogia Florença I – Bases para a Educação Infantil 0 a 3 anos, é fruto de anos de pesquisa, aplicação e estudo a respeito das crianças e do ser humano.
Nenhuma adversidade eliminou nossa resiliência, mesmo quando os desafios retardaram o progresso, nossa equipe jamais deixou de acreditar no sonho de construir uma instituição de ensino humanista e que fosse capaz de alterar os rumos da educação de seus alunos.
Da mesma forma que foram superadas as dificuldades de ontem, almejamos poder superar sempre as dificuldades do amanhã.
Se tivermos paciência, persistência, sempre será possível continuar, mesmo com desafios intensos, visamos crescer em todos os sentidos dessa ampla palavra.
Os espaços vão e vêm, as estruturas físicas mudam, mas o que sobra disso é o que guardamos dentro da gente e nunca muda, isso ninguém tira de você.
O Colégio Florença é muito grato a todos que acreditaram ser possível construir uma educação diferenciada para as crianças e aproveita para reafirmar sua posição de inovador na educação, sempre em busca daquilo que consegue conciliar três pilares da educação infantil: conhecimento, amor e cuidado.
Quer conhecer o Colégio Florença? Acesse aqui e agende sua visita para conhecer nossa metodologia exclusiva!
O Colégio Florença é uma escola infantil de referência em Florianópolis-SC, cuja pedagogia atrai pais que buscam um trabalho educativo de excelência.
Através de anos de pesquisa e de aplicação prática desenvolvemos uma metodologia própria, aliada às abordagens e estudos de grandes pedagogos do mundo inteiro.