Como educar uma criança de 3 anos: aspectos fundamentais
Questões sobre como educar uma criança de 3 anos certamente farão parte da vida de
qualquer pai ou mãe. E o motivo para essa afirmação não é apenas o fato de que essa idade
um dia chegará, mas, para além disso, o terceiro ano de vida representa um momento de
grandes transformações na vida infantil.
O QUE ACONTECE AOS 3 ANOS DE IDADE?
Há um período da infância em que ocorre o início do processo de individuação, momento em
que a criança ganha um novo patamar de independência com relação a seus pais.
Essa fase não tem data e hora marcada para chegar – afinal de contas estamos tratando de um
processo humano – mas ela ocorre por volta dos 3 anos de idade. Trata-se de um momento
belo, rico e de inestimável relevância para o desenvolvimento infantil, mas que também é
cercado de dificuldades, inseguranças e alguns perigos que envolvem tanto as crianças quanto
os adultos responsáveis por sua educação.
EDUCAR É ENTENDER AS NECESSIDADES
Há muitas abordagens para tratar do que realmente significa educar uma criança. Sendo
assim, para sermos objetivos em relação a nosso tema, um conceito bastante válido é: se
queremos saber como educar uma criança de 3 anos, precisamos nos questionar sobre quais
são as necessidades de vida dessa etapa.
Entendendo essas necessidades, teremos maior clareza sobre nossas ações e também
saberemos desenvolver uma escala de prioridades, o que é fundamental quando se sabe que
jamais poderemos fazer tudo ou desejar sermos perfeitos na educação de nossos filhos.
NECESSIDADES AOS 3 ANOS DE VIDA
Conforme mencionamos, o primeiro e mais essencial elemento a ser levado em conta quando
buscamos entender como educar uma criança de 3 anos é ter em mente a necessidade por excelência desse período: a individuação.
E apesar de estarmos cientes de que existem outras questões relevantes para sabermos como educar uma criança de 3 anos, vamos dar foco a esta necessidade por ser ela essencial.
Nesse sentido, a criança apresentará uma grande demanda por sentir-se independente de seus
pais e de outros adultos próximos a ela, o que significa ver-se como alguém capaz de
conquistar o que precisa por sua própria conta. Nessas horas, talvez muitos pais se
questionem: “mas como posso permitir toda essa independência a uma criança de apenas 3
anos?” .
Justamente pelo fato de que aos 3 anos uma criança não pode ser totalmente autônoma, e
ainda precisará muito de nosso apoio adulto, é que precisamos nos esforçar para criar
condições de independência para nossos filhos quando chegam nessa etapa de vida.
CRIAR CONDIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA INDEPENDÊNCIA
Aos 3 anos, as crianças ainda não poderão ir ao supermercado sozinhas, atravessar uma rua
movimentada sem estar de mãos dadas com um adulto, ou mexer com eletricidade, dentre
outros.
Mas eles já terão condições de aprender uma série coisas como: vestir-se, servir seu
próprio prato, guardar uma série de materiais e objetos da casa em seus devidos lugares,
como seus próprios brinquedos.
Esses exemplos são apenas alguns e não esgotam as muitas possibilidades, mas são o
suficiente para nos ajudar a entender o que significa criar condições para a o exercício da
independência da criança.
Nessa linha, se as estantes ou potes organizadores forem colocados em uma prateleira muito
alta, a criança terá sempre que chamar seus pais para neles guardar determinado material.
Por isso é importante avaliar os espaços, mobiliários e materiais da casa e pensar quais
mudanças poderiam facilitar uma série de atividades independentes da criança.
No caso das roupas, nem sempre abrir o guarda-roupa com todo tipo de opção e pedir para a
criança de 3 anos escolher o que vestir é algo apropriado. Em muitos casos, será melhor que os
pais façam uma pré escolha, avaliando a temperatura do dia, dentre outros fatores, e que
depois ofereçam à criança a possibilidade de fazer sua escolha dentre as peças que lhe foram
ofertadas como opções.
Assim, além de todas as coisas e situações que podemos buscar melhorar e adaptar para ajudar
nossos filhos no exercício de se tornarem gradualmente mais independentes, é fundamental
considerarmos nossas atitudes adultas.
Esse é por si só um tema vasto, mas vale chamarmos a atenção para um elemento insubstituível que é a necessidade de paciência. Sem ela permeando nossos gestos, será muito difícil que nossos filhos encontrem espaço para sua individuação, pois a cada tentativa de realizar algo por si, serão interrompidos pelas nossas ações velozes e mais assertivas.
De fato, nós adultos podemos fazer em segundos algo que uma criança pequena levará mais
tempo. Entretanto, estamos tratando de como educar uma criança, e se esse for realmente nosso objetivo, teremos que desenvolver a preciosa virtude da paciência, que coroa todo processo educacional. Ela nos levará a tolerar erros e demoras de nossos pequeninos sem nos perturbarmos, e mais do que isso, sentiremos a grande alegria de saber que essas atitudes estarão possibilitando a eles a oportunidade de aprender.
Por finalizamos essa breve exposição, devemos considerar a necessidade de compreendermos
nossas crianças durante a transformadora fase dos 3 anos.
Qualquer mudança envolve insegurança, ansiedade e conflitos, e na medida em que tomamos consciência de que essas manifestações podemos ocorrer e as encaramos com naturalidade. Sem nos alarmarmos, nossos filhos poderão apoiar-se em nossa segurança para atravessar com mais facilidade essa importante fase de seu desenvolvimento.
Diretor do Colégio Acadêmico Florença, Doutor em Educação e pesquisador da infância há quase 15 anos. Segue conduzindo seus estudos e pesquisas aliados a uma profunda experiência prática em contato direto com as crianças e educadores. Autor dos livros Pedagogia Florença 1 – bases para educação infantil de 0 a 3 anos e O Lenhador.