O segredo do bem estar das Crianças em tempo de quarentena
Nos últimos meses as famílias têm observado suas vidas serem viradas de cabeça para baixo. Com a pandemia do novo coronavírus as rotinas foram completamente alteradas e a casa – até então reduto de repouso e tranquilidade – transformou-se no palco para quase tudo, desde escritório e sala de aula até academia de ginástica. Diante dessa situação confusa, como agir para garantir o bem estar e a harmonia familiar, especialmente com as crianças pequenas?
PODE ONDE COMEÇAR?
O mais comum nessa situação nova e inesperada é que os pais, que normalmente sentem-se responsáveis por tudo e por todos, manifestem preocupações ainda maiores. Assim, acabam carregando um excessivo fardo de responsabilidades sobre os próprios ombros, deixando de lado exatamente as pessoas que são fundamentais para que a harmonia e bem estar do lar sejam preservados: eles próprios!
Isso mesmo, se você é daqueles pais e mães super preocupados, que por vezes esquece até mesmo de comer ou trocar de roupa, tamanha é sua dedicação ao bem estar dos filhos, talvez seja hora de rever sua postura.
O motivo para isso é bastante simples : as crianças pequenas ainda não dominam um processo essencial que nós adultos fazemos sem pensar, chamado de autorregulação. Trata-se basicamente da capacidade de conduzir o próprio comportamento e também seus estados mentais e emocionais. Até certa idade os pequenos só podem fazer esse ajuste essencial para a vida com a ajuda dos adultos, que são seus suportes psicológicos nessa fase de vida.
Logo, se os pais se mostram descontrolados, impacientes, agressivos, as crianças serão diretamente afetadas, independente do que dissermos ou das atividades que oferecermos para educá-las ou entretê-las.
Por isso, é muito importante que pais e mães encontrem alguns minutos do dia para cuidarem de si. Dar-se o direito de dormir 20 minutos a mais em certos dias da semana, tomar um bom café da manhã, fazer um pouco de atividade física, conversar com os amigos para compartilhar suas alegrias e dissabores, são ações simples que nos ajudam a recuperar o equilíbrio interno e possibilitam que ofereçamos aos nossos filhos um ambiente mais sereno e tranquilo.
DEFINA UMA ROTINA
Outro elemento fundamental para manter a harmonia familiar é a rotina. Nesses dias de quarentena, como tudo mudou em nosso cotidiano, muitas pessoas concluíram que o melhor seria levar o dia a dia de improviso, acordando em horários aleatórios, trabalhando de pijamas, tomando café da manhã às 11 horas da manhã e assim por diante. Nada mais equivocado do que esse tipo de postura!
Justamente nesses momentos de tantas incertezas é que a organização de uma rotina se torna ainda mais relevante, tanto para os adultos quanto para as crianças. Estruturar uma boa rotina significa definir pontos fixos no tempo e no espaço, possibilitando assim que os pequenos encontrem tranquilidade interna para pensar com mais lucidez e melhor equacionar suas emoções.
Por isso a recomendação é definir um tempo e um espaço para cada coisa.
Organize o tempo
A proposta de organizar o tempo não tem a ver com transformar a casa em um quartel general, em que os pais apitam o início e fim de cada refeição, instituem o toque de recolher e outros nessa linha. Trata-se apenas de definir um momento específico para cada tarefa e aprender a respeitar esses momentos a fim de que o dia ganhe uma ordem.
Como nos primeiros anos de vida as crianças ainda não dominam bem os conceitos representados pelas horas do relógio, é importante estabelecer alguns códigos rituais, como músicas, frases rimadas ou sons agradáveis produzidos por objetos lúdicos como um pequeno sino, que possam sinalizar o início, o fim e a transição para cada momento do dia.
Organize o espaço
Em paralelo à organização do tempo, precisamos ordenar também o espaço. Para a educação infantil é fundamental que os pais ensinem as crianças que há um local adequado para tudo o que fazemos, sejam as refeições, as brincadeiras, a higiene ou o sono.
Dessa forma as crianças passam a estabelecer uma relação específica com cada local, o que possibilita que se preparem melhor para as atividades na medida em que estão familiarizadas com a função de cada espaço da casa.
Pesquisas mostram, por exemplo, que quando as crianças estão habituadas a fazer suas refeições em determinado espaço, o fato de simplesmente se aproximarem desse local desencadeia o processo de liberação de enzimas digestivas, permitindo que absorvam melhor os nutrientes de cada alimento.
Para aquelas famílias que residem em casas ou apartamentos pequenos, existem formas práticas de solucionar as limitações espaciais. Por exemplo, onde não é possível ter uma sala para ser transformada em brinquedoteca, podemos subdividir a sala de estar com fitas adesivas ou almofadas e assinalar que aquele espaço circunscrito será oficialmente o cantinho da brincadeira.
ATIVIDADES EDUCATIVAS
Nesses tempos de pandemia, com as escolas fechadas, a família também precisou absorver a responsabilidade de dar sequência à educação das crianças. Muitas escolas têm enviado atividades para casa, seja através de vídeos, reuniões e palestras remotas.
Entretanto, nem sempre os pais conseguem dar conta de cumprir com tudo o que a escola recomenda. E isso não deve ser motivo de grandes preocupações, pois é natural que certos dias sejam mais ativos, com um maior número de atividades, e outros que, por uma série de motivos, não nos permitem fazer tudo o que planejamos.
Por isso, é de grande utilidade termos clareza sobre quais são as atividades mais enriquecedoras para as crianças menores de 5 anos, a fim de que em dias mais difíceis possamos ao menos oferecer algumas delas. Por isso, selecionamos algumas dicas que podem ajudar:
Contar e ler histórias: as histórias promovem o desenvolvimento de uma das mais importantes faculdades humanas, a imaginação. Além disso, desenvolvem a linguagem, ampliam o vocabulário, oferecem palavras cultas e elaboradas, o que exerce um papel de grande relevância para a primeira infância.
Conversar: muitas vezes pensamos em coisas muito elaboradas para a formação de nossos filhos e acabamos esquecendo da ferramenta mais natural e rica que temos inteiramente a nossa disposição todos os dias: a conversa!
Conversar é uma das formas mais simples de promover o desenvolvimento das crianças nos mais amplos aspectos, por isso não deixe passar essa rica oportunidade de estar mais próximo de seu filho nesses tempos de pandemia, e converse bastante com ele.
Movimentar-se: o movimento, além de divertido e lúdico, é um verdadeiro nutriente cerebral para as crianças pequenas. Por isso é fundamental que possamos oferecer oportunidades para as crianças desfrutarem de atividades físicas como elemento fundamental para sua formação.
Por fim, devemos lembrar que estamos sim vivendo um momento distinto e desafiador, e por mais longo que seja, ele vai passar. Enquanto isso, que saibamos olhar também para as belas oportunidades que esse período tem nos trazido, de estar mais próximos de nossos filhos, compartilhando momentos irrepetíveis, que além de prazerosos, são também pilares essenciais para a saúde, educação e bem estar das crianças pequenas.
Diretor do Colégio Acadêmico Florença, Doutor em Educação e pesquisador da infância há quase 15 anos. Segue conduzindo seus estudos e pesquisas aliados a uma profunda experiência prática em contato direto com as crianças e educadores. Autor dos livros Pedagogia Florença 1 – bases para educação infantil de 0 a 3 anos e O Lenhador.