Conheça as massagens para bebês e ajude a melhorar a qualidade de vida de seu/sua pequenino(a) durante os inevitáveis desconfortos vividos nessa fase.
O nascimento de um filho é uma fase da vida repleta de alegria e muitos desafios, tanto para os pais quanto para a criança, que acaba de ter, literalmente, um mundo todo para conhecer.
Os bebês chegam ao mundo sem estarem completamente prontos, não sabem como mamar, não possuem coordenação motora, não enxergam direito e ainda possuem seus intestinos incompletos, sofrendo de cólicas até pelo menos os 3 meses. Depois disso, ainda tem a dentição, uma fase dolorosa e irritante para eles. Não é fácil ser um bebezinho.
Uma forma de suavizar essas experiências inevitáveis, dificultosas, mas essenciais para seu desenvolvimento, são as massagens para bebês. Continue a leitura, conheça os diferentes tipos, benefícios e saiba como ajudar seu/sua pequeno(a) a superar os desafios que todo bebê precisa enfrentar.
Conheça as Principais Massagens para Bebês
A maior parte do estresse passado pelos bebês está ligada ao desenvolvimento do seu trato intestinal, a falta de coordenação motora, incapacidade de se comunicar e ao nascimento dos dentes.
Por isso, as principais massagens para os bebês são para aliviar a constipação e cólicas, atenuar as dores da dentição e para relaxar as mãozinhas. Veja como é cada uma delas.
Massagem para aliviar de constipação e cólicas intestinais
É normal que os primeiros meses do bebê sejam acompanhados de cólicas frequentes e dificuldade para fazer cocô. A criança faz ruídos, mexe os bracinhos e encolhe as perninhas. Muitas vezes, depois desses sinais vem o choro e muita irritação.
O intestino dos bebês nos primeiros 3 meses ainda não está formado, consegue digerir apenas parte do leite materno e tem ainda mais dificuldade de lidar com as fórmulas de nutrição, quando a alimentação não acontece exclusivamente no peito.
Além disso, os pequeninos também não sabem como usar musculatura em volta do reto e ânus para evacuar as fezes, vão levar entre 1 a 2 meses para isso. Por este motivo fazem tanta força e não conseguem fazer o cocô.
Para aliviar esses mal estares existe uma massagem que estimula os movimentos do cólon, ajudando a liberação natural e indolor das fezes, além de aliviar os gases.
É bem simples, para massagear basta realizar movimentos circulares em sentido horário na barriguinha, em volta do umbigo. O limite da circunferência dos movimentos deve sempre se manter dois dedos para baixo do estômago.
Enquanto estiver fazendo os círculos, use os dedos para fazer ondulações. Continue a massagem até que a criança se desinteresse por ela. Não faça menos tempo ou continue a insistir depois disso, pois você pode irritar a criança. Se você escutar um ou mais punzinhos é um bom sinal, sua massagem está dando muito certo.
Massagem para atenuar as dores da dentição
A dentição é uma fase dolorosa e irritante para as crianças, afinal, os dentes estão rasgando a gengiva para nascerem e uma inflamação na mucosa gengival ocorre devido a este processo.
Por isso, apostar nas massagens para bebês é uma excelente forma de aliviar essa fase, visto que amenizam as dores e colaboram com a saída dos dentinhos.
A massagem para atenuar as dores da dentição é feita com os dois indicadores e começa no arco do cúpido, aquela cavidade pequena e fofinha que fica embaixo do nariz e bem no meio do buço.
Em seguida, com movimento circulares, faça todo o contorno da boca como se estivesse tentando unir os cantos dos lábios, sempre procurando sentir a gengiva do bebezinho.
Massagem para relaxar as mãozinhas do bebê
Você já reparou que todo bebezinho muito novo está sempre com as mãozinhas fechadas? Elas ainda não têm coordenação motora suficiente para mantê-las abertas, muito menos para controlá-las.
Por isso, você já deve ter notado que, às vezes, seu bebezinho aperta as mãos fazendo muita força. Isso causa uma tensão na região e desacelera o desenvolvimento da coordenação.
Para aliviar essa tensão e relaxar a musculatura da região existe uma massagem específica. Para fazê-la é simples. Confira:
- Primeiro, abra a mão da criança com calma, deslizando o indicador do centro da palma até a ponta dos dedos. Tenha paciência e respeite o tempo do bebê;
- Depois que a mãozinha estiver aberta, una sua mão com a do(a) pequenino(a) palma com palma.
- Com sua outra mão, faça movimentos circulares com leves apertadinhas nas costas da mão da criança, começando no pulso e terminando nos dedos.
- Repita os movimentos em ambas as mãos durante cinco minutos, aproximadamente. Se a criança estiver incomodada interrompa a massagem.
Benefícios das Massagens para bebês
Agora que você conhece as principais massagens para bebês, vamos te explicar porque é tão importante investir seu tempo fazendo isso para seu/sua pequenino(a). Confira os benefícios.
- As massagens ajudam a reduzir os desconfortos que o bebê passa com seu desenvolvimento nos primeiros meses;
- É um ato de carinho que promove um vínculo afetivo entre os pais e o bebê, colaborando para seu desenvolvimento emocional;
- Massagear a criança melhora a circulação sanguínea e acelera o desenvolvimento de seu intestino, membros e dentição;
- Massageando a criança você entrega estímulos que ativam o sistema imunológico e ajudam na prevenção de doenças;
- Devido ao relaxamento promovido, as massagens reduzem a produção de cortisol (hormônio do “estresse”) e aumentam os níveis de ocitocina (hormônio responsável pelo prazer e amor);
- Ajuda na socialização do bebê, pois o toque de terceiros deixa de ser algo estranho e se torna mais receptivo, facilitando a troca de colo e a receptividade com outras pessoas;
- Promove momentos únicos de carinho, afeto e amor, 3 coisas essenciais para o desenvolvimento harmonioso dos pequeninos.
Como preparar uma massagem para o seu filho?
Como você pode ver, as massagens para bebês promovem benefícios muito significativos para crianças, que vão muito além do alívio no desconforto que passam nos primeiros meses de vida.
Além disso, elas estão diretamente ligadas ao relaxamento, proporcionando momentos de conforto e boas sensações. Veja o que é preciso na hora de preparar uma massagem para seu filhote.
Momento
O primeiro passo na preparação de uma massagem para seu bebezinho é encontrar o momento ideal para fazê-las. É indicado fazê-la ao menos 30 minutos depois das refeições, certificando que a criança não esteja sonolenta. Também é importante notar a receptividade. Se identificar que as massagens aumentam o incômodo, tente novamente mais tarde.
Lugar
Em relação ao lugar, opte sempre por um ambiente aconchegante e que a criança se sinta segura, como em seu bercinho, caminha, trocador ou até em um tapetinho grosso no chão, por exemplo. A luz deve ser suave, nunca direta no rosto para evitar irritação ou que a criança foque sua atenção em outras coisas.
A temperatura deve ser amena, de preferência entre 22 a 25ºC. Se estiver muito quente ligue o ventilador ou o ar condicionado. Se estiver frio, aqueça a criança e suas mãos antes de fazer, sem se esquecer de fechar as portas e janelas para evitar que o vento frio entre.
Tempo de duração
Quanto a duração das massagens, não existe um tempo exato, você deve sempre respeitar as reações da criança e massageá-la enquanto se sentir confortável, caso contrário você aumentará a irritação, ela ficará se mexendo, fará força e o desconforto vai aumentar.
No começo é interessante que as sessões tenham entre 2 a 5 minutos, conforme o(a) pequeno(a) for se acostumando, aumente o tempo até chegar entre 25 a 30 minutos.
Além desses pontos, também é muito interessante utilizar um óleo de massagem específico para bebês, que vai diminuir o atrito e aumentar a sensação de bem estar.
Pronto! Agora você conhece as principais massagens para bebês, seus benefícios e como se preparar antes de fazê-las. Para aprender muito mais sobre o desenvolvimento saudável e harmonioso dos bebês continue navegando em nosso blog!